Atalhos de teclado

Algumas das dúvidas mais frequentes entre os novos utilizadores de Mac costumam estar relacionadas com os atalhos de teclado, que são um pouco diferentes daqueles a que estariam acostumados em Windows ou Linux. Este texto é o primeiro de uma série de artigos destinados sobretudo aos “switchers“, ou seja, àqueles que adquiriram há pouco tempo o seu primeiro Mac.

A primeira coisa que se deve ter em conta quando se fala em atalhos de teclado é o nome das teclas. Nos manuais dos mais diversos programas, o leitor encontrará frequentemente referência às teclas COMMAND e OPTION. Estranho? Nem por isso.

COMMAND é a tecla da maçã, localizada ao lado da barra de espaços. É, de uma maneira geral, equivalente à tecla CONTROL no ambiente Windows, servindo para dar ordens ao computador. Para simplificar, vamos referir-nos a ela, simplesmente, como “Maçã”.

OPTION corresponde à tecla ALT, embora tenha uma utilização ligeiramente diferente da que acontece em Windows. Para evitar confusões, passarei a referir-me a ela com o nome “Alt”.

Vejamos agora exemplos de atalhos de teclado para algumas das tarefas mais frequentes:

Maçã + Barra de Espaços

Iniciar uma pesquisa com o Spotlight.

Maçã + Tabulação

Alternar entre aplicativos.

Maçã + O

Abrir (Open) um ficheiro ou um programa seleccionado. Note-se que este procedimento é diferente daquele que é usado em Windows.

ENTER
(no Finder, tendo seleccionado um ficheiro)

Mudar o nome do ficheiro.

Maçã + W

Fechar uma janela.

Maçã + Q

Sair (Quit) de um programa. Note-se que fechar uma janela é uma operação diferente de sair de um programa. Um programa pode continuar a ser executado, mesmo sem ter janelas abertas. Use este atalho se não pretender continuar a utilizar o programa actual. Assim, libertará alguma memória RAM, permitindo optimizar o desempenho dos outros programas que estiver a executar.

Maçã + Z

Desfazer ou anular uma acção.

Maçã + X

Cortar.

Maçã + C

Copiar.

Maçã + V

Colar.

Maçã + P

Imprimir.
Maçã + ,
Abrir o painel de preferências para o programa activo.

Alguns dos nossos leitores perguntarão ainda:

- Então, e afinal como é que se escreve a arroba?!

Para escrever a arroba (@), tal como todos os caracteres que se aparecem do lado direito das teclas, usamos ALT. No caso da arroba, basta usar a combinação Alt + 2.

Partilhar

Comentários

comments

About Victor Domingos

Victor Domingos (Página pessoal, Twitter, Facebook) é licenciado em Psicologia, aprendiz de poeta e um eterno autodidata de tudo e mais alguma coisa. Presentemente é Apple Product Professional na Promais.com e editor do Pro+News desde outubro de 2006.