top menu

Novidades Macworld 2008


Apple MacBook Air - O portátil mais fino do mundo

A Apple lançou ontem, na Macworld San Francisco 2008, um novo portátil ultra-fino, um dispositivo de armazenamento de dados sem fios e algumas novidades relativas ao iTunes e aos dispositivos a ele associados (iPod, iPhone e Apple TV).

Steve Jobs, CEO da Apple, começou por referir que 2007 foi um ano de sucesso para a Apple. Cerca de 20 por cento dos utilizadores de Mac OS X migraram para o Leopard, tendo sido vendidas mais de 5 milhões de unidades do novo sistema operativo.

Time Capsule

Apple Time Capsule

De acordo com Steve Jobs, uma das funcionalidades mais emblemáticas do Leopard é a Time Machine, que permite fazer cópias de segurança com uma facilidade nunca antes vista. No entanto, os utilizadores de portáteis prefeririam poder utilizar a Time Machine sem necessidade de estar constantemente a ligar o cabo USB ou Firewire do disco externo.

Para dar resposta a essa necessidade, a Apple criou um dispositivo chamado Time Capsule (“Cápsula do Tempo”). A Time Capsule tem um aspecto semelhante à estação-base Airport Extreme e vem com um disco de 500GB ou de 1TB, permitindo utilizar a Time Machine sem necessidade de utilizar cabos para ligar o disco ao computador. Para além de funcionar com unidade de armazenamento, tem também funções semelhantes à de uma estação-base Airport, permitindo criar uma rede sem fios.

Apple Time Capsule

A Time Capsule será vendida a partir de Fevereiro, por 299 dólares (500GB) ou 499 dólares (1TB). Logo que sejam conhecidos os preços a praticar no nosso país, o produto será adicionado ao catálogo on-line da LojaMac.com.

iPhone

Steve Jobs mostrou-se extremamente satisfeito com os resultados dos primeiros 200 dias de existência do iPhone. Até ao momento, terão sido vendidos 4 milhões de iPhones, a uma média de 20 mil iPhones por dia. Nos EUA, onde o iPhone foi disponibilizado no final do mês de Junho, a Apple conseguiu conquistar 20 por cento da quota de mercado dos smartphones em apenas 90 dias.

O SDK (ferramentas de desenvolvimento de software) só será lançado em Fevereiro, como inicialmente previsto, mas a Apple decidiu lançar agora uma actualização de software para o iPhone. Com esta actualização, a aplicação do Google Maps tem uma funcionalidade que permite efectuar uma estimativa aproximada da localização do utilizador.Passa também a ser possível personalizar o ecrã inicial e enviar SMS a vários destinatários.O software de reprodução de multimédia passa também a suportar capítulos e legendas em vídeos, e letras de músicas.

Esta actualização está disponível gratuitamente para os utilizadores do iPhone.

iPod touch

Apple iPod Touch - novo software

O iPod touch também recebeu uma actualização de software, que custará 20 dólares para os actuais proprietários de iPod touch. O pacote inclui Mail, Maps, Notes, Stocks e Weather, funcionalidades que já existiam previamente no iPhone, mas que não vinham incluídas com o iPod touch.

Aluguer de filmes na iTunes Store

Segundo Jobs, a iTunes Store já vendeu mais de mil milhões de músicas, sendo que no dia de Natal foram vendidos 20 milhões de músicas num só dia. Para além disso, foram já vendidos 125 milhões de programas de TV e 7 milhões de filmes. No entanto, Steve Jobs não se mostrou inteiramente satisfeito com esses resultados, afirmando que não corresponderam às expectativas.

Por esse motivo, a Apple avança agora com o aluguer de filmes na iTunes Store, contando com o apoio de grandes estúdios como Fox, Warner Brothers, Disney, Paramount, Universal, Sony Pictures, Touchstone, Miramax, MGM, Lionsgate e New Line Cinema. Mais de um milhar de filmes que podem ser visualizados num Mac, num PC, num iPod ou num iPhone.

Depois de alugado um filme, o utilizador dispõe de 30 dias para começar a visualizá-lo e, então, de 24 horas para acabar de vê-lo. Os filmes serão alugados por 2,99 ou 3,99 dólares (sendo o preço mais elevado reservado para os novos títulos).

A partir de agora, começará a haver também DVDs de vídeo com uma cópia digital do filme para utilizar com o iTunes.

Apple TV

A Apple TV também teve direito a uma actualização gratuita de software, a qual vem reformular a sua interface e adicionar a integração com o Flickr e a possibilidade de alugar filmes directamente, sem necessidade de utilizar um computador. Os filmes serão disponibilizados em qualidade de DVD e em alta-definição, sendo que a versão de alta-definição custa mais um dólar do que a versão normal. Neste momento já está disponível mais de uma centena de títulos com imagem de alta-definição.

O preço da Apple TV foi baixado em cerca de 70 dólares, com o objectivo de a tornar mais acessível. A actualização de software será gratuita para os actuais proprietários de Apple TV. Logo que sejam conhecidos os preços a praticar no nosso país, a página deste produto será devidamente actualizada no catálogo on-line da LojaMac.com.

MacBook Air – o portátil mais fino do mundo

Apple MacBook Air - O portátil mais fino do mundo

Steve Jobs guardou o momento mais final da sua intervenção para um dos anúncios mais esperados do dia. Trata-se do MacBook Air, um novo portátil mais leve e ultra-fino. Com um ecrã de 13,3 polegadas (equivalente ao dos MacBooks), o MacBook Air pesa apenas 1,36 quilogramas e tem entre 0,4 e 1,94 cm de espessura.

Apple MacBook Air - O portátil mais fino do mundo

O MacBook Air utiliza discos de 1,8″ (semelhantes aos do iPod Classic). A configuração de série vem com um disco de 80GB. No entanto, é possível encomendar com uma unidade SSD (Solid State Drive, tipo de armazenamento mais rápido e sem parte móveis, como no iPhone e nos iPods touch e nano) de 64GB.

Este portátil ultra-fino traz 2GB de memória integrada e vem com um processador Intel Core 2 Duo a 1.6GHz, sendo que há a possibilidade de encomendar com um processador a 1.8GHz.

O MacBook Air está pensado para ser um computador completamente sem fios. Vem com Airport (802.11n) e BlueTooth 2.1. Não inclui, portanto uma porta Ethernet, embora seja possível utilizar um adaptador (vendido em separado) que se liga na porta USB.

Apple MacBook Air - O portátil mais fino do mundo

Para poupar espaço, este portátil não inclui uma unidade óptica. Para utilizar CDs ou DVDs, o utilizador poderá usar uma unidade externa (vendida em separado) ou, simplesmente, pedir uma “emprestada” a um computador que esteja por perto. Para tal, apenas será necessário instalar um software noutro computador, e o MacBook Air conseguirá ler e gravar CDs ou DVDs num outro computador (Mac ou PC) através de uma ligação sem fios.

Apple MacBook Air - O portátil mais fino do mundo

O novo portátil vem com um teclado similar ao dos actuais MacBooks, mas com retro-iluminação e sensores de luz ambiente (como no MacBook Pro). Além disso, o trackpad foi objecto de alguns melhoramentos, incorporando agora mais algumas funcionalidades multi-touch, para rodar, ampliar ou mover objectos.

A bateria integrada do MacBook Air tem uma autonomia de cerca de 5 horas.

Steve Jobs realçou os esforços que foram feitos para tornar o MacBook Air num produto mais amigo do ambiente. Segundo o CEO da Apple, toda a estrutura de alumínio que reveste o portátil é reciclável. Além disso, o ecrã não contém mercúrio nem arsénico. Também as embalagens, apesar de serem recicláveis, foram reduzidas de modo a minimizar a quantidade de resíduos.

O MacBook Air custará 1799 dólares. Logo que sejam conhecidos os preços a praticar no nosso país, o produto será adicionado ao catálogo on-line da LojaMac.com.

Partilhar

Comentários

comments

CMS: Wordpress | woo: adaptado por Artur Azevedo