Editar ficheiros PDF – parte 3 (adicionar hiperligações)

Mac OS X 10.5 Leopard - Pré-visualizaçãoAlguns aplicativos, como Pages ou o OpenOffice/NeoOffice, permitem a exportação de ficheiros PDF com hiperligações. As hiperligações permitem aceder rapidamente a um endereço da Internet, mas são particularmente úteis quando utilizadas para navegar dentro de um ficheiro PDF, como num livro digital. Infelizmente, nem todos os programas criam ficheiros PDF com hiperligações…

Se tem um ficheiro PDF ao qual gostava de adicionar uma hiperligação, siga os seguintes passos:

1. Abra o ficheiro na aplicação chamada Pré-visualização.

2. Vá ao menu Ferramentas e seleccione o item Anotar > Adicionar ligação (em alternativa, pode utilizar o atalho de teclado [Comando] + [Controlo] + [L]). Nessa altura, aparecerá o Inspector, que será utilizado dentro de momentos:

Pré-visualização do Leopard - Inspector
3. Com o rato, desenhe um rectângulo sobre a área que pretende transformar numa hiperligação.

4. Se pretende criar uma ligação para outra página do mesmo documento, basta aceder normalmente a essa página e clicar no botão “Especificar destino” no Inspector.

5. Se o que deseja é criar uma hiperligação para uma página da Internet, escolha no Inspector a acção “URL”. Depois, introduza o endereço pretendido e clique sobre o botão “Especificar URL”.

Pré-visualização do Leopard - Adicionando hiperligações a ficheiros PDF

 

Artigos relacionados:

Editar ficheiros PDF – parte 1
Editar ficheiros PDF – parte 2 (rodar páginas)
Como criar facilmente ficheiros PDF
Paparazzi: fotografar as páginas da Net
Inserir PDF num documento do Pages

Partilhar

Comentários

comments

About Victor Domingos

Victor Domingos (Página pessoal, Twitter, Facebook) é licenciado em Psicologia, aprendiz de poeta e um eterno autodidata de tudo e mais alguma coisa. Presentemente é Apple Product Professional na Promais.com e editor do Pro+News desde outubro de 2006.