top menu

EverSave – Guardar o trabalho automaticamente no Mac OS X

EverSave - Guardar automaticamente o seu trabalho no Mac OS XUma funcionalidade bastante solicitada para diversas aplicações existentes para Mac OS X, e que não está disponível na maior parte, é a possibilidade de guardar automaticamente o trabalho. Apesar de um Mac apresentar uma estabilidade bastante robusta, quem nunca assistiu ao terminar inesperado de uma aplicação, sem que tivessem sido guardadas as últimas alterações?

Uma prática corrente nos utilizadores experientes de computadores Apple é ir utilizando a combinação de teclas Comando + S (equivalente a Ficheiro > Guardar), ao longo do trabalho, para ir guardando as alterações. No entanto, basta uma distracção (ou estar bastante concentrado na tarefa) para que passemos minutos ou horas sem nos lembrarmos de guardar o trabalho.

A aplicação EverSave foi concebida precisamente para resolver esse problema. Com esta aplicação, é possível configurar o seu Mac para guardar os ficheiros em intervalos de tempo regulares (por exemplo, de 5 em 5 minutos). Outra opção disponível no EverSave permite guardar automaticamente o trabalho da aplicação que estiver activa, à medida que este for sendo alterado.

Para além disso, o EverSave permite ainda, com um único clique, guardar todas as alterações em todos os documentos, em todas as aplicações abertas. Isto é útil, por exemplo, na hora de encerrar sessão ou desligar o computador.

EverSave - preferências
Entre as muitas aplicações suportadas pelo EverSave, encontram-se as versões 2004 e 2008 do Microsoft Office, o iWork, aplicações Adobe, Final Cut, etc.

Apesar de, depois de instalada, ser uma aplicação bem discreta (aparece apenas um ícone na barra de menus), é bem fácil reconhecer a sua utilidade.

Convém, no entanto, ter presente a noção de que aquilo que pode em alguns contextos ser uma vantagem também poderá ser potenciamente perigoso. Ao passar para o computador a tarefa de guardar de forma automática as alterações efectuadas no nosso trabalho, estamos também a abdicar da possibilidade de controlarmos esse processo. Ou seja, devemos estar conscientes de que, em algumas situações, poderá não ser conveniente ter activa a função de guardar automaticamente, de modo a evitar eventuais perdas de dados.

Felizmente, os programadores também pensaram nisso e adicionaram uma opção para activar ou desactivar o EverSave, bem como a possibilidade de seleccionar as aplicações que deverão estar ou não abrangidas pela função de guardar automaticamente. Deste modo, o utilizador ganha algum controlo essencial sobre o funcionamento da aplicação.

Os criadores do EverSave têm na forja uma versão comercial desta aplicação que terá a capacidade de guardar um histórico (ou cópia de segurança) de cada documento. Essa versão ainda se encontra em desenvolvimento, não estando ainda disponível.

A aplicação EverSave pode ser obtida gratuitamente, nesta página.

Partilhar

Comentários

comments

, , , , , , , , ,

CMS: Wordpress | woo: adaptado por Artur Azevedo