top menu

Inpaint – Remover objetos indesejados das suas fotografias

Se gosta de fotografia, talvez já lhe tenha acontecido alguma vez tirar uma foto e aperceber-se mais tarde da presença de algum objeto estranho (uma pessoa, um cabo de eletricidade, a data registada pela máquina fotográfica, etc.) a estragar o enquadramento. O Inpaint é uma pequena aplicação que permite remover esse tipo de objetos indesejados de uma forma simples e rápida. Os resultados são surpreendentes!

InpaintNa maior parte dos casos, basta pintar sobre o objeto que pretendemos eliminar, cobrindo a totalidade do objeto e pressionar o botão “Inpaint” para aplicar. É possível também realizar a operação em várias fases, retirando um objeto (ou partes dele) de cada vez.

Inpaint

No caso de não ficar bem à primeira, podemos efetuar uma nova passagem, ou anular a operação e tentar novamente. Por vezes, uma pequena diferença na seleção pode melhorar o resultado final. Outra técnica que pode ajudar a obter melhores resultados consiste em redimensionar o retângulo à volta da seleção e aplicar novamente.

O seguinte vídeo ilustra o funcionamento do programa:

Nos nossos testes, a aplicação funcionou bastante bem com um conjunto variado de imagens. A sua utilização é bem simples e a aplicação cumpre com o objetivo a que se propõe, que é simplesmente remover objetos indesejados. A aplicação funciona particularmente bem a disfarçar a eliminação de objetos em superfícies texturizadas e mesmo em áreas de gradiente, como no céu. Aqui, contudo, quando o objeto a remover é muito grande (nuvens, por exemplo), a distorção pode ser mais notória. No entanto, quando o objeto a retirar é mais pequeno (por exemplo, uma ave a voar), dificilmente se nota a olho nu que a foto foi editada.

A faltar no leque de funcionalidades, está um indicador visual do tamanho do pincel de seleção. Ou seja, só sabemos o tamanho do mesmo quando começamos a pintar. Não é propriamente uma limitação que diminua a utilidade do programa, mas seria certamente uma atualização bem-vinda no sentido de uma interface mais intuitiva.

A aplicação Inpaint está neste momento disponível a preço descontado na Mac App Store, por 2,99 euros.

Partilhar

Comentários

comments

, , ,

CMS: Wordpress | woo: adaptado por Artur Azevedo