top menu

iBookstore já vende livros de escritores portugueses contemporâneos

Há dias, dávamos notícia da abertura da iBookstore ao mercado português e notávamos que ainda era difícil encontrar à venda obras de autores portugueses contemporâneos. O catálogo português da iBookstore incluía sobretudo obras de autores estrangeiros (como a versão original da biografia de Steve Jobs e uma infinidade de clássicos do domínio público.

Obviamente, esse cenário era apenas temporário, e neste momento começam a aparecer na iBookstore novos livros em Português de autores contemporâneos. Hoje apresentamos duas novelas premiadas de Victor Domingos, um autor já conhecido dos leitores do Pro+ News, que acabam de chegar à iBookstore.

Victor Domingos é editor do Pro+ News e colaborador da Promais.com e é, desde há vários anos, um escritor assumidamente empenhado na promoção dos livros em formato digital. De 2003 a 2008, esteve à frente do projeto Edições ArcosOnline, dedicado à edição e publicação de livros em formato digital de autores lusófonos, com distribuição gratuita. Essa editora sem fins lucrativos cessou atividade entretanto, mas serviu para divulgar novos escritores e promover um saudável intercâmbio cultural entre autores e leitores de vários países.

Livros de Victor Domingos na iBookstore portuguesa

Com o surgimento de dispositivos de leitura de ebooks como o Kindle, o iPad e o iPhone (com aplicações como iBooks, Kindle e Stanza, entre outras), e a consequente abertura de livrarias digitais como a Kindle store e iBookstore, estão criadas as condições para despoletar finalmente um uso generalizado dos livros em formato digital.

Assim, Victor Domingos não perdeu tempo e desde cedo decidiu disponibilizar os seus trabalhos literários na iBookstore para iPad, iPhone e iPod touch, sendo um dos primeiros escritores portugueses a fazê-lo. Os seus primeiros livros a chegar à iBookstore foram duas obras premiadas: a novela Manual de Trigonometria Aplicada, que venceu em 2002 o Concurso Literário “Ecos da Memória”, e As Confissões de Dulce, narrativa que conquistou em 2005 o 2º prémio no Concurso Nacional de Contos “D. Sancho I”.Livro Manual de Trigonometria Aplicada, de Victor Domingos, na iBookstoreA novela Manual de Trigonometria Aplicada começa com uma misteriosa carta e apresenta-nos a história de um engenheiro que parece ter encontrado na trigonometria e na matemática em geral uma forma muito pessoal de se exprimir e de refletir sobre a sua própria vida. A narração traça o seu percurso afetivo, o qual se revela afinal muito mais humano e mais sensível do que o título da obra poderia indiciar… Afinal, sempre ouvimos dizer que a matemática é uma linguagem universal, e afinal pode servir até para falar de emoções e sentimentos.

Difícil de definir e de enquadrar nos géneros literários mais convencionais, o livro surpreende entre outros aspetos pela densidade psicológica da personagem principal. Esta inquietante narrativa junta de forma singular o género epistolar com um certo tipo de ‘suspense’ que normalmente se associa sobretudo à literatura policial.

Aquando da primeira edição desta obra, o escritor brasileiro Antônio Mariano Lima publicou em 2003 uma crítica no jornal A União, manifestando notável entusiasmo:

“Misto de gênero epistolar (…) expõe, pelo vigor da prosa inquieta, um criador para cuja trajetória vale ficar atento. As dúvidas e constatações do protagonista, um engenheiro, alojadas no curioso título da obra, nos remetem ao dilema da natureza humana, a luta entre a razão e a sensibilidade. Para triunfo da arte, entretanto, aqui, malgrado os esforços do personagem em suas referências matemáticas, a segunda leva vantagem. O que temos é um itinerário afetivo de ocorrências e percepções de um mundo particular que a cada linha o personagem busca construir e nele reencontrar-se. Ou, mais precisamente, a descoberta do universo através da linguagem de que nos fala Sartre em seu Diário de uma guerra estranha.”

A novela Manual de Trigonometria Aplicada está disponível na iBookstore por 2,49 euros.

 

As Confissões de Dulce, de Victor Domingos, na iBookstore portuguesaQuanto ao livro As Confissões de Dulce, propõe uma abordagem alternativa aos relatos históricos tradicionais. Habitualmente, a História tende a relatar os feitos dos grandes reis e guerreiros, mas raramente se debruça sobre as dinâmicas das relações entre os intervenientes. Além disso, segundo a perspetiva do autor, a importância da presença feminina é persistentemente negligenciada nos relatos históricos sobre a época que se seguiu à fundação de Portugal. As Confissões de Dulce contrariam essa tendência, abordando em ficção literária o lado humano da rainha D. Dulce, a esposa de D. Sancho I, filho de Afonso Henriques e o segundo rei de Portugal.

A novela As Confissões de Dulce está disponível na iBookstore por 1,49 euros.

 

 

Recomendo a leitura destes livros, pois será também uma forma de conhecer a vertente literária de um dos autores que também aqui vai colaborando regularmente com artigos na área da tecnologia.

Partilhar

Comentários

comments

, , , , , , , , ,

CMS: Wordpress | woo: adaptado por Artur Azevedo