top menu

Apple reinventa a Educação com manuais interativos para iPad

A Apple entrou hoje oficialmente no mercado dos manuais escolares e universitários, com o lançamento de ferramentas para a produção de livros didáticos interativos Multi-Touch e o anúncio de acordos estratégicos com algumas grandes editoras.

Novos ebooks multi-touch

No evento que decorreu esta tarde em Nova Iorque, Phill Schiller apontou alguns dos inconvenientes dos tradicionais manuais escolares: são livros pesados, difíceis de transportar, pouco duradouros e, sobretudo, não são interativos. Partindo dessas desvantagens, a Apple decidiu criar um novo tipo de livros interativos que faz uso das potencialidades oferecidas pelos recursos tecnológicos do iPad, e nomeadamente a sua interface Multi-Touch.

Os novos livros interativos para iBooks permitem incorporar vídeo e áudio, modelos 3D interativos, imagens que podem ser aumentadas com um simples gesto, resumos de capítulos e testes de escolha múltipla, com o objetivo de oferecer ao estudante ou leitor uma experiência de leitura e aprendizagem mais interativa e mais dinâmica. Estas novas ferramentas terão aplicação prática na criação de manuais escolares e universitários, mas também noutro tipo de livros interativos, como por exemplo na literatura infantil e nos livros práticos em geral.

Assim, foi lançada a nova app iBooks 2, que suporta já este novo tipo de livros interativos, e uma nova versão do iTunes, que também dará suporte para a compra e a sincronização desses conteúdos. Ao mesmo tempo, foi lançada uma nova aplicação iTunes U para iPad e iPhone, com o objetivo de tornar os conteúdos daquela plataforma mais acessíveis aos utilizadores destes dispositivos. Tal como a iBooks 2, a aplicação iTunes U permite tirar apontamentos, bem como consultá-los e partilhá-los.

iTunes U - app para iPad e iPhone

Mas a grande novidade em termos de software foi mesmo o lançamento de uma nova aplicação para Mac, destinada exclusivamente à criação dos novos livros interativos para iPad. Chama-se iBooks Author, oferece uma interface simplificada (como a Apple sempre nos habituou) e está disponível gratuitamente na Mac App Store.

iBooks Author

Ainda durante o evento, a Apple apresentou como novos parceiros editoriais alguns nomes bem conhecidos do meio académico, como a Pearson e a McGraw Hill. Os novos manuais interativos produzidos por estas e outras editoras deverão estar disponíveis, para já, apenas nos EUA, com preços iguais ou inferiores a 14,99 dólares. É, no entanto, de prever que rapidamente estas novas ferramentas se tornem de uso mais generalizado noutros países.

Partilhar

Comentários

comments

, , , , , , , , , ,

CMS: Wordpress | woo: adaptado por Artur Azevedo