top menu

Apple apresenta OS X Mountain Lion – o próximo sistema operativo para Mac

Mac OS X 10.8 Mountain Lion

A Apple anunciou ontem o Mac OS X 10.8 Mountain Lion, a próxima versão do sistema operativo para Mac. A nova versão só deverá ficar disponível para os utilizadores a partir do próximo verão, mas os programadores registados têm já acesso adiantado, como habitualmente, a uma versão preliminar “Developer Preview”.

Convém notar que as funcionalidades agora anunciadas poderão estar ainda sujeitas a alterações ao longo dos próximos meses, uma vez que se trata de uma versão experimental do sistema operativo. Em todo o caso, dá para ficar com boa uma ideia do tipo de novidades que poderemos esperar encontrar.

Tal como aconteceu com o Lion, também o Mountain Lion trará algumas novidades introduzidas inicialmente com o iOS no iPhone e no iPad.

Mensagens

Nova aplicação Messages substituirá o iChat no Mac OS X 10.8 Mountain Lion
O iChat será substituído pela nova aplicação Mensagens que acrescenta o suporte para iMessage, integrando assim de forma mais completa com esse recurso do iOS. Ou, poderemos enviar mensagens escritas grátis para qualquer utilizador de iPhone ou iPad, e podemos continuar a conversa em qualquer um dos dispositivos com Mountain Lion ou com iOS 5.

Para quem gosta de experimentar cedo, é já possível obter gratuitamente nesta página do site da Apple uma versão beta desta aplicação, para testar num Mac com o Lion. A aplicação substitui o iChat, mas mantém as principais funcionalidades antigas.

Lembretes

Lembretes / Reminders - nova aplicação no Mac OS X 10.8 Mountain Lion
Esta aplicação vem trazer para o Mac a gestão simplificada de listas de compras ou de afazeres a que os utilizadores do iOS 5 já se acostumaram. Com a sincronização com o serviço iCloud, os lembretes ficam disponíveis em qualquer lugar, no Mac, no iPhone, no iPad ou mesmo no iPod touch.

É uma aplicação muito bem-vinda, que para muitos utilizadores poderá reduzir a necessidade de recorrer a aplicações pagas ou gratuitas de outros desenvolvedores.

Notas

Notas no Mac OS X 10.8 Mountain Lion
Inicialmente integradas no Mail, as Notas passam agora a dispor também de uma aplicação dedicada em Mac. Vai ficar mais fácil registar apontamentos rápidos e consultá-los em qualquer lugar. Tal como acontecerá com os Lembretes, também as Notas sincronizarão com o iCloud, ficando igualmente disponíveis nos dispositivos com iOS. Além disso, a aplicação permitirá partilhar rapidamente essas notas através do Mail ou da aplicação Mensagens.

Central de Notificações

Central de Notificacoes no Mac OS X 10.8 Mountain Lion

Os utilizadores do Growl vão ficar satisfeitos com esta nova funcionalidade há muito solicitada para o Mac OS X!… Tal como no iOS 5, o novo sistema operativo para Mac incluirá um local próprio para receber todas as notificações: email, mensagens instantâneas, pedidos de amizade, alertas do calendário, atualizações de software, etc.

As notificações aparecerão de forma pouco intrusiva, sendo anunciadas sob a forma de pequenos cartões temporários no canto superior direito. Passados alguns segundos, elas desaparecem, para não interromper o nosso trabalho. No entanto, continuará a ser sempre possível consultar as notificações, puxando com dois dedos para a esquerda trackpad Multitouch. Essa central de notificações, que aparecerá deslizando do lado direito do ecrã, poderá ser consultada mesmo quando estivermos a utilizar aplicações em ecrã inteiro.

Share Sheets e integração com Twitter

Mac OS X 10.8 Mountain Lion incluirá Sharesheets, e suporte para partilha em redes sociais, incluindo Twitter

Se a partir do Safari já era fácil partilhar por email o conteúdo de uma página da Internet, no Mountain Lion iremos encontrar esse tipo de funcionalidade expandida a outros serviços e mais acessível, através das Share Sheets (“Folhas de Partilha”). Por exemplo, no Safari, um pequeno botão ao lado da barra de endereços permitirá adicionar a página à lista de leitura, guardar um marcador, enviar a página por email ou partilhá-la através de uma mensagem instantânea ou email. Mas esta funcionalidade deverá unificar um pouco a experiência de partilha de conteúdos em várias aplicações (Notas, Lembretes, Photo Booth, iPhoto), integrando com serviços como o Flickr, Vimeo, Twitter, entre outros.

Será implementada também a integração com o Twitter, tal como no iOS. Ao receber uma menção ou uma mensagem direta no Twitter, o utilizador recebe uma notificação no ecrã e, por outro lado, será possível twittar comentários, fotos links, localização, a partir das várias aplicações.

Game Center

Game Center chega ao Mac com o OS X 10.8 Mountain Lion
Com a inclusão do Game Center no Mountain Lion, a maior plataforma de jogos do mundo passará a abranger o Mac, e jogar no computador vai deixar de ser uma atividade solitária. Tal como acontece já no iOS, também no Mac passará a ser possível ligar-se aos seus amigos que também gostam de jogar no computador, organizar jogos multi-utilizador, encontrar um adversário à sua altura nos seus jogos preferidos, comparar pontuações ou descobrir novos jogos.

AirPlay em espelho

AirPlay em espelho (mirror) no Mac OS X 10.8 Mountain Lion
Muitos utilizadores de iPad e iPhone 4S sabem bem o que significa “AirPlay em espelho”: usando uma simples Apple TV, podemos ver no ecrã da televisão ou num com HDMI projetor a imagem que estamos a passar no ecrã do dispositivo. Com o Airplay em espelho, deixará de ser necessário ligar cabos e adaptadores ao Mac para passar um filme no grande ecrã, ou para projetar num auditório uma página da Internet, ou uma apresentação concebida com o Keynote ou o Powerpoint. Através de uma simples Apple TV ligada ao televisor ou projetor, a imagem e o som são transmitidos de forma muito fácil, sem fios.

Gatekeeper

Esta será provavelmente uma das funcionalidades mais polémicas do novo sistema operativo. Depois de ter introduzido com o Lion a Mac App Store, a Apple dá agora mais um passo no sentido de aumentar a segurança da plataforma, mas também de passar a controlar ainda mais a experiência do utilizador. Com o Gatekeeper, os utilizadores poderão opcionalmente limitar a instalação de aplicações, de modo a permitir instalar unicamente as descarregadas a partir da Mac App Store, ou desta e de uma lista de desenvolvedores identificados. Este novo “porteiro” irá desagradar a muitos programadores independentes, uma vez que abre um novo precedente no sentido de fechar a plataforma. Por outro lado, já vimos com o iOS e a sua App Store que esta estratégia também tem algumas vantagens para os utilizadores, sobretudo em termos de segurança e estabilidade.

 

Para além destas principais funcionalidades novas, haverá ainda uma maior integração com o serviço iCloud. As aplicações que suportem esse serviço poderão armazenar online os documentos, que podem ser sincronizados automaticamente para qualquer Mac, iPad, iPhone, ou iPod touch.

Os programadores registados no Mac Developer Program podem já descarregar a versão preliminar “Developer Preview”, para começarem desde já a adaptar e testar as suas aplicações no novo sistema operativo. A versão final deverá ficar disponível na Mac App Store a partir do próximo verão. No entanto, não se sabem ainda os preços nem a data de lançamento oficial.

Partilhar

Comentários

comments

, , , , ,

CMS: Wordpress | woo: adaptado por Artur Azevedo