top menu

Folders Factory – personalize os ícones das pastas no seu Mac

Folders_Factory

Folders Factory é uma pequena aplicação que permite modificar os ícones das pastas no Mac OS X. Desta forma podemos dar um aspecto mais personalizado ao nosso computador, ao mesmo tempo que facilitamos a identificação visual da pasta que procuramos num dado momento.

A janela principal mostra a pasta a modificar, enquanto que a janela “Inspector” contém as ferramentas de edição propriamente ditas. Esta última está dividida em 4 menus, que definem o tipo de alteração se pretende fazer à pasta (colocar uma imagem, estampar, colocar texto ou usar uma imagem como textura). Em todos os menus (à exceção do menu “texto”) existe um pequeno retângulo para o qual se pode arrastar um ficheiro de imagem que irá “esculpir” a nossa pasta.FF_Main

A aplicação é bastante simples, e incentiva ao uso intuitivo do “arrastar-largar” em vez da navegação por menus. Quando a aplicação é iniciada, é apresentado um pequeno vídeo que demonstra o seu funcionamento, uma breve visita guiada que pode ser útil para quem a usa pela primeira vez.

FF_Main_Back
A janela principal apresenta-nos em tempo real as alterações que vamos efetuando. Nesta janela, é definido o estilo da pasta, fazendo clique sobre o botão Folders. Nesse momento, será apresentada uma seleção de estilos de pasta à escolha. A janela principal permite também ajustar rapidamente a posição e rotação do objeto inserido.

Quando estivermos satisfeitos com o resultado, arrastamos a pasta à qual pretendemos dar o novo visual para a janela principal. A alteração do ícone é aplicada instantaneamente.

No geral, esta aplicação está muito bem conseguida. É muito fácil de usar, com uma interface bastante fácil de entender. No entanto, é pena que não possamos combinar os vários métodos de alteração de pasta. Seria interessante poder, por exemplo, aplicar uma textura como fundo e ao mesmo tempo introduzir texto. Por outro lado, na nossa opinião, a interface ficaria um pouco mais agradável se em vez de um painel separado, o “Inspector” estivesse integrado numa única janela juntamente com a imagem da pasta. Este tipo de funcionalidades poderão ainda ser introduzidas em futuras atualizações.

Esta aplicação está disponível para venda na Mac App Store e tem neste momento um preço de 1,59€.

FF_edit

Licenças para oferta

Por cortesia do autor desta aplicação, temos para oferecer aos nossos leitores cinco licenças, que iremos entregar gratuitamente aos cinco primeiros leitores que responderem corretamente ao seguinte desafio.

Os participantes deverão seguir a página da Promais no Facebook e comentar depois este artigo aqui no blog, no formulário abaixo (utilizando a opção “Comentar através de… Facebook“). Nesse comentário, deverão indicar o nome dos vários projetos de software já lançados pelo autor desta aplicação.

Actualização:

A resposta correta a este passatempo seria: Folders Factory, Forismatic Quotes e Tron Player. Ainda que só duas pessoas tenham acertado na resposta completa, decidimos entregar as restantes licenças de oferta aos primeiros a comentar o artigo. Os premiados irão receber uma mensagem privada no Facebook com os códigos promocionais.

Partilhar

Comentários

comments

, , , , ,

CMS: Wordpress | woo: adaptado por Artur Azevedo