top menu

Dominar os espaços no Mission Control

Mission Control

O Mission Control, uma das novas funcionalidades do Lion, traz algumas alterações ao modo de funcionamento dos Espaços (Spaces) e do Exposé. Por exemplo, o Dashboard passa a ser considerado como mais um espaço no Mission Control. Além disso, por predefinição, a ordem dos espaços pode ser alterada de forma automática à medida que os usamos, o que pode gerar alguma confusão para utilizadores mais acostumados ao Leopard ou ao Snow Leopard.

A questão do Dashboard não será muito problemática, já que o espaço correspondente no Mission Control é criado sempre no lado esquerdo. Como a posição não varia, não haverá grande motivo de confusão. Ainda assim, para quem preferir o modo de funcionamento antigo, em que os widgets apareciam sobrepostos às janelas das aplicações, é possível escolher essa opção no painel Mission Control das Preferências do Sistema. Basta retirar o visto do item “Mostrar o Dashboard com um espaço”.

Mac OS X Lion, Preferências do Sistema (Mission Control)
Relativamente à reorganização automática dos espaços, essa sim, tem trocado as voltas muitos utilizadores. O sistema ordena automaticamente os espaços segundo a sua utilização recente. para alguns utilizadores, este comportamento pode ser incómodo, uma vez que ao utilizar os gestos Multi-Touch ou os atalhos de teclado para alternar entre os espaços à esquerda ou à direita, será mais ou menos imprevisível o espaço que será ativado.

Uma boa notícia é que é possível impedir essa reordenação automática. Basta aceder ao painel Mission Control das Preferências do Sistema e desativar a opção “Reorganizar espaços automaticamente segundo a utilização mais recente”. Deste modo, a ordem dos espaços no Mission Control permanecerá inalterada.

Partilhar

Comentários

comments

, , , , ,

CMS: Wordpress | woo: adaptado por Artur Azevedo