top menu

Como adicionar conteúdo automaticamente ao iTunes

iTunes

O iTunes é cada vez mais o centro multimédia do nosso Mac, englobando desde as suas capacidades de organização da nossa coleção de música, até à reprodução de vídeo e podcasts. Torna-se assim essencial que se possa rapidamente adicionar conteúdo ao mesmo.

O iTunes vem já com a possibilidade de adicionar conteúdo à sua biblioteca automaticamente, no entanto essa funcionalidade pode passar despercebida. Uma forma de o fazer consiste em arrastar os ficheiros ou pastas para o ícone do iTunes – ao fazê-lo, o computador inicia automaticamente o iTunes e começa a copiar os conteúdos multimédia para a sua coleção.

Em alguns casos, este método tem duas possíveis desvantagens: ao copiar os ficheiros, ficamos com duas versões dos mesmos (uma no iTunes, outra na localização original), a ocupar portanto o dobro do espaço em disco. Por outro lado, o próprio processo de abertura do iTunes e duplicação dos ficheiros pode tornar-se demorado, consumindo desnecessariamente recursos do computador. Felizmente, existe um outro método, também fácil de usar, que resolve precisamente essas duas questões.O processo é muito simples: basta colocar conteúdo (p.ex. música ou filmes) numa pasta específica, e o iTunes encarregar-se-á de fazer a importação do mesmo, movendo os ficheiros para a coleção do iTunes. Para encontrar esta pasta siga os seguintes passos.

Comece por abrir o “Finder” e clique no separador “Música”, na barra lateral. Nessa pasta encontrará uma outra pasta com o nome “iTunes”. Dentro da pasta “iTunes” estarão vários ficheiros (nos quais não iremos tocar) – entre na pasta iTunes Music ou iTunes Media, e dentro dela irá localizar uma pasta convenientemente intitulada “Adicionar ao iTunes automaticamente”.

Finder

 

Visto que esta pasta se encontra num local pouco acessível, o ideal será criar um atalho para a mesma. Para o fazer, faça clique com o lado direito do rato sobre a pasta (ou “ctrl” e clique do rato), e escolha a opção “Criar alias”. Será criado um atalho que poderá renomear e colocar num outro local da sua preferência. Em alternativa, em vez de criar esse atalho, poderá simplesmente arrastar a pasta “Adicionar ao iTunes automaticamente” para a Dock, criando aí um ícone de acesso rápido.

A importação para o iTunes é feita automaticamente caso a aplicação esteja aberta. No caso de não estar, esse processo será iniciado automaticamente na próxima vez que executar o iTunes.

A terminar, resta apenas mencionar que somente o conteúdo compatível com o iTunes será importado.

Partilhar

Comentários

comments

, , , , ,

CMS: Wordpress | woo: adaptado por Artur Azevedo