top menu

Inpaint 4 – remover objetos indesejados das suas fotos

Inpaint4

Há algum tempo atrás, apresentámos aqui o Inpaint, uma aplicação simples que permitia remover facilmente objetos indesejados em fotografias. Entretanto, foi lançada uma nova versão com algumas funcionalidades novas, e quisemos testá-la também.

Esta aplicação é particularmente útil quando tiramos uma foto e nos apercebemos mais tarde da presença de algum objeto estranho, como por exemplo uma pessoa, uma borbulha, um cabo de eletricidade, a data registada pela máquina fotográfica, etc.). Claro que um editor de imagem como o Photoshop é capaz de isso e muito mais, mas o processo requer uma aprendizagem maior e nem sempre justifica o preço da aplicação. Para um uso doméstico, não profissional, o Inpaint pode ser uma solução mais económica e mais prática.

Inpaint4 - legendas

No novo Inpaint 4, há algumas novidades dignas de nota. Por exemplo, é possível desenhar guias para ajudar a aplicação a identificar arestas que devem ser mantidas. No exemplo acima, usamos uma dessas guias (a verde na imagem) para assegurar que era mantida a linha da costa.

Inpaint4

Outra novidade importante é a possibilidade de utilizar várias fotos, combinando partes delas para um efeito mais natural. essa funcionalidade recebe aqui o nome de Multi View e é útil por exemplo quando temos duas fotos tiradas no mesmo local com pessoas a caminhar. Usando duas ou mais fotos, é muito mais fácil “apagar” as pessoas, substituindo-as pela paisagem de fundo.

É bom ver que foi entretanto também adicionado um indicador visual do tamanho do pincel de seleção, algo que tínhamos sugerido aquando da nossa análise à versão anterior.

No site oficial da aplicação, é possível encontrar um conjunto de tutoriais que ilustram as suas potencialidades e explicam o modo de utilização.

Existe também uma outra versão designada como Batch Inpaint (vendida apenas no site do fabricante), com menos funcionalidades, mas com a capacidade de processar em série uma coleção de fotos, por exemplo para remover datas ou outro tipo de objetos de características semelhantes.

O Inpaint 4 está à venda na Mac App Store pelo preço descontado de 7,99 euros. Também ainda é possível encontrar por lá a anterior versão (Inpaint 3), que está neste momento disponível gratuitamente.

Licenças para oferta

Por cortesia dos autores desta aplicação, temos para oferecer aos nossos leitores algumas licenças, que iremos entregar gratuitamente aos primeiros leitores que responderem corretamente ao seguinte desafio.

Os participantes deverão seguir a página da Promais no Facebook e comentar depois este artigo aqui no blog, no formulário abaixo (utilizando a opção “Comentar através de… Facebook“). Nesse comentário, deverão indicar o nome de 5 projetos de software já lançados pela Teorex.

Atualização:

A resposta correta a este passatempo era: Inpaint (incluindo as versões Standalone, Online e Batch), iResizer, DupHunter, Forderico e RadioZilla. Os premiados irão receber uma mensagem privada no Facebook com os códigos promocionais.

Partilhar

Comentários

comments

, ,

CMS: Wordpress | woo: adaptado por Artur Azevedo