top menu

Como transferir contactos entre o iPhone e o seu Mac

Contactos_Mac_iPhone

Uma questão levantada frequentemente por quem acaba de adquirir um novo iPhone, é sobre a possibilidade de transferir os contactos do seu antigo telemóvel para o novo equipamento. Existem vários métodos possíveis para realizar esta tarefa, e um deles passa pelo uso do iTunes e da aplicação “Contactos” (ou Agenda, em versões anteriores ao Mac OS X Lion).

Contactos (ou Agenda) é uma aplicação nativa do Mac OS X à qual o iTunes se refere para a sincronização dos contactos. Essa aplicação possibilita também a criação e importação dos mesmos.

No caso dos seus contactos residirem num outro dispositivo, terá primeiramente de os exportar para que depois os possa importar na aplicação Contactos. Na maior parte dos dispositivos está disponível a opção de exportação para vCard (.vcf). Uma vez exportados os contactos neste formato, eles poderão ser facilmente importados acedendo ao menu Ficheiro > Importar…

Para facilitar a organização, a aplicação permite a criação de grupos específicos como, por exemplo, grupo de trabalho, amigos, família, etc. aos quais poderemos atribuir os contactos importados.

Assim que todos os contactos que a transferir para o iPhone já se encontrem na aplicação Contactos do seu Mac, siga os seguintes passos:

  1. Assegure-se de que se encontra com a última versão do iTunes. Para verificar se existem atualizações, aceda ao menu da Maçã e selecione a opção Atualização de Software….
  2. Ligue o iPhone ao seu Mac através do cabo USB.
  3. Abra o iTunes.
  4. Na barra lateral esquerda irá aparecer o nome do seu iPhone, abaixo do título Dispositivos.
  5. Por precaução, deverá efetuar uma cópia de segurança do seu dispositivo, para o caso de alguma coisa não correr como esperado. Clique com o lado direito do rato (ou ctrl + clique do rato) sobre o nome do iPhone na mesma barra lateral e escolha a opção “Fazer cópia de segurança”.

    Copia_seguranca

  6. Uma vez terminada a cópia de segurança, selecione o seu iPhone na barra lateral.
  7. Na janela principal do iTunes irá aparecer a informação geral do dispositivo, informação esta que se encontra no separador Sumário. Clique para mudar para o separador Informação.
  8. Ative a opção Sincronizar contactos.
  9. Selecione todos os contactos, ou apenas grupos específicos que tenha criado anteriormente.

    sincronizar

  10. Clique no botão Aplicar, no canto inferior direito da aplicação.
  11. Se o iPhone estiver já a ser sincronizado com um outro computador, irá aparecer uma mensagem a perguntar se pretende substituir os contactos existentes no iPhone pelos novos contactos, ou se pretende adicionar os novos contactos aos existentes. No caso de não pretender apagar qualquer contacto selecione a opção Combinar informação.

Nota: Antes de proceder à sincronização através do iTunes, verifique se existe pelo menos um contacto na aplicação Contactos. Se esta aplicação estiver sem dados poderão ocorrer problemas na sincronização dos contactos.

De referir que esta sincronização é bidirecional, o que significa que quando efetuar a sincronização pela primeira vez com o iPhone, os contactos que já existiam no mesmo passarão a estar disponíveis na aplicação “Contactos” e os contactos presentes nesta aplicação ficarão disponíves no iPhone. É de recordar que uma vez que apague um contacto de um dos locais, o contacto deixará de estar disponível no outro.

Outro método: vCard

Uma outra possibilidade para a transferência de contactos sem recurso à utilização do iTunes, passa pelo envio de um e-mail contendo os vCards dos contactos que pretende adicionar ao iPhone. Poderá utilizar os contactos exportados por outro dispositivo como anteriormente, e criar um e-mail com esses ficheiros em anexo. Esse e-mail deverá ser enviado para uma conta de e-mail que esteja já configurada no iPhone.

iPhone_1

Um ficheiro vCard pode conter um ou múltiplos contactos. A aplicação Contactos também permite a exportação individual, ou de múltiplos contactos. No caso de o ficheiro recebido no iPhone conter múltiplos contactos, poderá fazer a importação automática de todos os contactos presentes no ficheiro ou manualmente, entrando no nome do contacto e selecionando a opção Criar novo contacto.

iPhone_2

Partilhar

Comentários

comments

, , , , , , ,

CMS: Wordpress | woo: adaptado por Artur Azevedo