top menu

Altere o comportamento do seu iPhone em relação a cada contacto

ring_iphone4s

Já alguma vez lhe aconteceu encontrar-se na situação de ser incomodado por alguma chamada no iPhone, a qual não tinha vontade ou disponibilidade para atender? Nestes casos, o procedimento comum consiste em premir o botão “Sleep” (botão na parte superior do iPhone) para o silenciar. Esta solução não é a ideal, pois em certas alturas o iPhone poderá não estar ao nosso alcance para o silenciar de imediato e, além disso, essa interrupção poderá também distrair-nos de alguma tarefa importante que estejamos a fazer…

Embora o iPhone não permita nativamente silenciar contactos específicos, é no entanto possível atribuir um toque diferente a cada contacto. Deste modo, poderemos atribuir um “toque silencioso” aos contactos para os quais não desejamos o alerta.

Aqui fica então um guia passo-a-passo sobre como criar o “toque silencioso”:

  1. No seu Mac, execute o QuickTime Player, que se encontra na pasta de aplicações.
  2. No menu “Ficheiro”, selecione “Gravação de novo áudio

    nova_gravacao

  3. Clique sobre o botão “Gravar” para iniciar a gravação. Esta gravação deverá ser feita em um local silencioso pois, em alguns computadores Apple apenas está disponível a entrada de áudio a partir do microfone integrado. A gravação deverá também ser curta, visto não ter qualquer conteúdo – 2 ou 3 segundos serão suficientes. Uma vez decorridos os poucos segundos clique novamente no mesmo botão para parar a gravação.
  4. Aceda novamente ao menu “Ficheiro”, selecione “Exportar…“, e escolha um local para guardar o ficheiro.

    exportar

  5. Localize o ficheiro guardado e renomeie-o para silencio.m4r – quando aparecer uma mensagem a questionar se deseja alterar a extensão, selecione “Usar .m4r“.
  6. Faça duplo clique sobre o ficheiro. O iTunes fará a importação de forma automática e disponibilizará o mesmo no separador “Toques” na sua barra lateral.
  7. Ligue o seu iPhone ao computador com o cabo. A partir deste momento, poderá ativar e proceder à sincronização dos toques com o iPhone ou, em alternativa, arrastar manualmente o toque para o ícone do iPhone na barra lateral (caso tenha ativado a opção “Gerenciar músicas e vídeos manualmente”).

Utilizando um método semelhante ao anterior, é também possível utilizar músicas e vídeos como um toque de chamada no iPhone (apenas formatos reconhecidos pelo QuickTime).

Para converter um vídeo ou música em um toque, siga os seguintes passos:

  1. A partir do QuickTime, abra o ficheiro de áudio ou vídeo que pretende converter em toque de chamada.

    video_encurtar

  2. Aceda ao menu “Edição” e ative a função “Encurtar…“. Selecione a porção de áudio ou vídeo que pretende, utilizando os controlos deslizantes, e prima o botão “Encurtar” para terminar (a duração do ficheiro resultante não deverá ultrapassar os 30 segundos).
  3. A partir do menu “Ficheiro” escolha a opção “Exportar…“. Como formato, escolha apenas áudio. Selecione um local para guardar o ficheiro e, por fim, clique em “Exportar“.

    exportar_apenas_audio

     

  4. Localize o ficheiro guardado e renomeie a extensão para .m4r. Irá aparecer uma mensagem a questionar se deseja alterar a extensão – selecione “Usar .m4r“.
  5. Faça duplo-clique sobre o ficheiro, e o iTunes fará a importação automaticamente, disponibilizando o mesmo sobre o separador “Toques” na sua barra lateral.
  6. Ligue o seu iPhone ao computador e arraste manualmente este novo toque para o ícone do iPhone na barra lateral, ou sincronize.

Para além da personalização dos toques no iPhone, é possível também escolher um padrão vibratório para cada contacto. Para o poder fazer, é necessário ativar uma função que se encontra nas opções de acessibilidade. Vá até “Definições”, entre no separador “Geral” depois “Acessibilidade” e finalmente ative a opção “Padrão personalizado” que se encontra abaixo do título “Audição”.

padrao_vibracao

Para aplicar os toques anteriormente criados e/ou os padrões de vibração aos respetivos contactos no iPhone, bastará aceder a “Contactos”, selecionar o contacto pretendido e tocar sobre “Editar” no canto superior direito. A partir deste menu, poderá selecionar o toque ou padrão vibratório desejado.

Nota: Este artigo refere-se ao QuickTime Player X do sistema operativo Mac OS X 10.7 Lion ou superior, sendo que não temos a confirmação de que funcione da mesma forma em versões anteriores.

Partilhar

Comentários

comments

, , , , ,

CMS: Wordpress | woo: adaptado por Artur Azevedo