top menu

Como alterar o modo de organização de janelas do Mission Control

Mission_Control

Com a introdução do sistema operativo Mac OS X Lion foi nos apresentada a funcionalidade Mission Control, a qual nos permite ter vários espaços de trabalho virtuais para que possamos assim melhor organizar todas as nossas janelas e aplicações abertas.

Por defeito ao ativar o Mission Control as janelas de uma determinada aplicação são agrupadas e colocadas umas atrás das outras, como de uma pilha se tratasse. Apesar desta funcionalidade permitir encontrar uma aplicação e respetivas janelas mais facilmente, torna-se também em contrapartida mais difícil a procura de uma janela específica pertencente a uma aplicação, pois todas as outras janelas existentes “escondem-se” debaixo da primeira. A Apple não se esqueceu deste pormenor, e tornou possível através de um gesto (deslizar dois dedos para cima no rato ou trackpad) expandir essas mesmas janelas para uma posição que possibilita uma melhor identificação das mesmas. Esta solução ajuda a contornar o problema, no entanto não é a ideal pois as janelas continuam sobrepostas e poderá ainda ser difícil encontrar uma janela em particular.

O novo Mac OS X Mountain Lion inclui agora uma nova opção que permite visualizar todas as janelas abertas ao ativar o Mission Control, ao invés de as agrupar por aplicação como por padrão. Esta nova funcionalidade vem aproximar o Mission Control ao funcionamento do antigo Exposé presente até ao Mac OS X Snow Leopard. O novo Mac OS X Mountain Lion dá-nos assim a opção de escolher o método de organização de janelas que melhor se adapta ao nosso modo de trabalho.

Mission_Control_NA

Para alterar o comportamento do Mission Control em relação à organização das janelas siga os seguintes passos:

  1. Vá até ao “menu da maçã” e clique em “Preferências do Sistema…”
  2. Uma vez nas “Preferências do Sistema…” selecione “Mission Control”
  3. Ative ou desative a opção “Agrupar janelas por aplicação”

Preferencias_Sistema

Partilhar

Comentários

comments

, , , ,

CMS: Wordpress | woo: adaptado por Artur Azevedo