top menu

Novos produtos Apple: iPad mini, iMac, MacBook Pro 13″ com Ecrã Retina, e muito mais…

Lançamentos Apple

A Apple acaba de anunciar um grande leque de novos produtos, num evento como já há algum tempo não se via. As estrelas do dia foram sem dúvida o novo iPad mini, um iMac redesenhado e o novo MacBook Pro com Ecrã Retina, mas as novidades não se ficaram por aí…

 

Macbook Pro de 13″ com Ecrã Retina

O novo MacBook Pro de 13 polegadas com Ecrã Retina é mais fino, mais leve e mais rápido do que a geração anterior, e inclui um ecrã de elevada resolução, semelhante que havia sido estreado há alguns meses atrás no modelo de 15 polegadas. Para poupar no peso e na espessura, o novo MacBook Pro de 13″ com Ecrã Retina também já não traz a “velha” unidade ótica. O resultado é um portátil cerca de 20% mais leve, com apenas 1,62kg, e ainda mais fino, com menos de 2cm de espessura.

MacBook Pro 13

O seu ecrã tem uma resolução de 227 pixels por polegadas (2560 x 1600pxl), que resulta numa imagem mais definida e, portanto, mais fiel ao que podemos ver numa impressão. Com o novo ecrã, poderemos, por exemplo visualizar e editar vídeo 1080p em tamanho real. Ainda acerca do ecrã, um outro aspeto importante é o facto de incluir tecnologia IPS com um ângulo de visão de 178 graus, com um contraste 28% superior ao dos modelos atuais.

Por dentro, temos processadores Ivy Bridge dual-core a 2.5GHz, com Turbo Boost até 3.1GHz, placas gráficas Intel HD 4000, 8GB de memória RAM integrada e armazenamento flash, nas opções de 128GB (1799 euros) e 256GB (2129 euros).

Quanto aos modelos MacBook Pro anteriormente existentes (com unidade ótica, etc.), continuam a estar disponíveis, sem alterações nos preços.

Estes novos modelos já estão disponíveis para encomenda na Promais.

 

Novo iMac, ainda mais fino

Também a linha iMac recebeu uma atualização, com novos processadores e um novo design ainda mais fino. Adotando algumas das medidas implementadas no MacBook Pro com Ecrã Retina, como por exemplo a eliminação da unidade ótica, a Apple conseguiu emagrecer ainda mais o iMac. A aresta lateral mede agora 5 milímetros de espessura, resultando num volume 40% inferior ao dos modelos anteriores.

Novo iMac, redesenhado e ainda mais fino

Mas também por dentro há novidades. Um novo ecrã que reduz os reflexos em 75% assegurando cores brilhantes e forte contraste – e cada ecrã é calibrado individualmente durante o processo de fabrico.

O iMac de 21.5 polegadas inclui um processador quad-core Intel Core i5 a 2.7GHz (com opção de 2.9GHz), 8GB de memória e um disco de 1TB e deverá ficar disponível a partir de novembro, com preços a partir de 1399 euros.

Quanto ao iMac de 27 polegadas, inclui um processador quad-core Intel Core i7 a 2.9GHz (com opção de 3.2GHz), 8GB de memória e um disco de 1TB e deverá ficar disponível a partir de dezembro, com preços a partir de 1949 euros. Os modelos de 27 polegadas têm quatro ranhuras de memória e, ao contrário dos modelos de 21.5″, continuam a permitir a sua instalação por parte do utilizador, até ao máximo de 32GB.

Uma das novidades introduzidas com esta nova geração iMac foi o conceito de Fusion Drive – uma nova opção de armazenamento híbrido que combina o desempenho típico das unidades flash (128GB) com a capacidade de um disco rígido de 1TB. O sistema “vê” um único volume de armazenamento, que gere de forma inteligente, de modo a que o utilizador obtenha um acesso extremamente rápido às aplicações que usa mais frequentemente, sem ter de abdicar de uma grande capacidade de armazenamento.

Estes novos modelos já estão disponíveis para pré-encomenda na Promais.

 

Mac mini com processadores mais rápidos

Os novos computadores Mac mini incluem processadores mais rápidos (Ivy Bridge), gráficos Intel HD 4000 e possibilidade de expansão de memória até 16GB.

Novos computadores Mac mini com processadores mais rápidos

Com esta atualização, passamos a ter dois modelos de base, mais a habitual opção de servidor, com preços a partir de 659 euros:

  • Mac mini Core i5 dual-core 2.5GHz, disco de 500GB, 4GB: 659 euros
  • Mac mini Core i7 quad-core 2.3GHz, disco de 1TB, 4GB: 859 euros
  • Mac mini Core i7 quad-core 2.3GHz com OS X Server, 2 discos de 1TB, 4GB: 1069 euros

Tal como nos iMacs, na configuração de topo, passamos a dispor da nova opção do Fusion Drive (apenas em configuração personalizada de fábrica), que possibilita um desempenho semelhante ao de um SSD, mas sem ter de abdicar da capacidade de armazenamento típica de um disco rígido.

Estes novos modelos já estão disponíveis para encomenda na Promais.

 

Novo iPad é mais rápido e tem um novo irmão, mais pequeno

Os rumores dos últimos tempos apontavam para o lançamento iminente de um iPad de dimensões mais reduzidas, e essa expetativa confirmou-se: a Apple lançou não só a 4ª geração do iPad, com processador mais rápido e conetor Lightning, mas também o novo iPad mini.

Ipadmini

O iPad mini, que terá um ecrã de 7,9 polegadas, será o iPad mais pequeno e mais leve de sempre (apenas 308g). Ao nível das caraterísticas técnicas, virá com o processador que equipa o iPad 2, mas conta com uma câmara bastante superior, com 5MP, autofocus, deteção facial, flash e gravação de vídeo HD em 1080p com estabilização.

Estas especificações tornam-no ideal para certo tipo de usos, como é o caso da leitura de livros, captação de vídeo e fotos, jogos, etc. O baixo peso e o facto de poder ser segurado comodamente com apenas uma mão será certamente uma mais-valia nesse tipo de contextos.

Os novos modelos iPad ficarão brevemente disponíveis para encomenda, sendo que deverão começar a ser entregues a partir de meados de novembro. Entretanto, a Promais já tem em stock as primeiras capas e acessórios para o iPad mini.

 

Outras novidades

Para além dos novos computadores e iPads, a Apple lançou uma nova versão da aplicação iBooks, que passa a permitir, opcionalmente, o scroll vertical durante a leitura de livros digitais, em vez das habituais viragens de página, e integra funcionalidades de partilha de citações por email, mensagem e nas redes sociais.

iBooks 3 - partilhar nas redes sociais

Paralelamente, foi também apresentada uma nova versão da aplicação iBooks Author, que passa a oferecer suporte para a criação de livros interativos no formato vertical, suporte avançado para expressões matemáticas, novos modelos e tipos de letra, e ainda melhoramentos ao nível dos widgets multitouch.

Ibooks author - expressões matemáticas

A partir de agora, os utilizadores passam também a poder receber mais facilmente novas versões dos livros que adquirem na iBookstore, sempre que algum dos autores ou editores disponibilize uma correção ou atualização.

Partilhar

Comentários

comments

, , , , , , , , , , ,

CMS: Wordpress | woo: adaptado por Artur Azevedo