top menu

WWDC 2013: Apple renova MacBook Air e fala do próximo Mac Pro

Wwdc macbook air

Para quem estava sobretudo à espera de novidades imediatas em termos de hardware, o principal lançamento da WWDC foram os novos portáteis MacBook Air, que vêm com processadores ainda mais eficientes e aliam um bom desempenho a uma maior duração da bateria.

Com até 12 horas de autonomia, os novos MacBook Air vão permitir trabalhar um dia inteiro antes de precisar de voltar a carregar. Quanto ao desempenho, as unidades de armazenamento flash são 45% mais rápidas que na geração anterior.

Os preços destes modelos estão também mais baixos. Por exemplo, o modelo mais acessível de 11 polegadas, que agora vem de série com 128GB, custa apenas 1049 euros.

Os novos portáteis Macbook Air já estão disponíveis para encomenda em Portugal, na Promais.

Vem aí um novo Mac Pro, com um design surpreendente

Ainda não está à venda (e vamos ter de esperar pelo menos até ao final do ano), mas é sem dúvida uma das melhores surpresas deste evento. O novo Mac Pro, que promete oferecer os desempenhos de topo dos processadores Xeon e das placas gráficas mais avançadas, destaca-se desde logo pelo novo design. Com um volume 8 vezes inferior ao modelo anterior, este novo modelo apresenta uma configuração cilíndrica e uma tonalidade bem mais escura.

Wwdc macpro

Ainda que pareça mais uma obra de arte do que um produto de engenharia, por detrás da sua forma pouco usual encontram-se outras inovações que mostram como a Apple continua a ter consigo uma das equipas mais criativas do mundo. Por exemplo, todos os componentes do Mac Pro (onde se incluem os poderosíssimos processadores Intel Xeon E5, duas placas gráficas AMD FirePro, armazenamento flash e um controlador de memória de quatro canais com memória ECC DDR3 a 1866MHz) encontram-se posicionados em volta de um eixo vertical de refrigeração.O topo da estrutura funciona como uma pega para facilitar o acesso ao painel traseiro, para ligar ou desligar um cabo e, nessa altura, entra em ação um sensor que faz iluminar automaticamente esse painel.

A unica má notícia é que ainda vamos ter de esperar alguns meses até que este novo Mac Pro seja colocado à venda… Mal podemos esperar!

Outras novidades

Este foi um evento como já há muito não se via, carregado de novidades. Para além dos lançamentos e pré-anúncios já referidos, foram também anunciadas novas versões dos produtos AirPort Extreme e Time Capsule, com novo design e com suporte para redes Wi-Fi do tipo 802.11ac, que permitem velocidades até três vezes superiores aos modelos anteriores.

Wwdc airport extreme

Foi anunciada uma versão preliminar do iWork para o iCloud, que irá funcionar dentro do próprio browser – quando for lançado, poderemos editar documentos do Pages, do Numbers e do Keynote diretamente no Safari ou no Chrome, quer estejamos num Mac ou num PC. E foi apresentado o serviço iTunes Radio, um novo serviço de streaming de música que será integrado no iTunes.

Partilhar

Comentários

comments

, , , , , , , ,

CMS: Wordpress | woo: adaptado por Artur Azevedo