top menu

Como guardar várias páginas no Safari para ler mais tarde e deixar o seu Mac mais rápido

Safari - OS X Mavericks - Marcadores e Lista de leitura

Ao navegar na web, muitas vezes encontramos várias páginas que são úteis e acabamos por visitar frequentemente, ou que são interessantes mas pretendemos ler noutra altura. Nesses casos, podemos deixar as páginas ou os separadores temporariamente abertos no Safari, mas esse é um procedimento pouco prático, já que ao acumular várias páginas abertas estaremos a utilizar desnecessariamente os recursos do Mac, o que pode reduzir o seu desempenho e até mesmo a autonomia da bateria.

A solução passar por guardar os marcadores no menu ou na barra de marcadores do Safari. E se tem uma janela carregada de abas ou separadores com páginas que deseja adicionar aos marcadores, a boa notícia é que o Safari permite guardar tudo de uma só vez.

Para isso, basta aceder ao menu Marcadores e clicar na seguinte opção:

Safari - adicionar marcadores

Aparecerá então uma caixa perguntando qual a pasta onde deseja guardar os marcadores. É só escolher a localização, escrever o nome da pasta e clicar no botão Adicionar.

Safari - Adicionar pasta de marcadores

O procedimento acima é o mais recomendável para aquelas páginas que precisamos de visitar mais do que uma vez. Mas se o que pretende é apenas guardar um artigo ou uma notícia para ler mais tarde, talvez a Lista de leitura seja mais apropriada. O procedimento é parecido. No menu Marcadores, clicamos nesta opção:

Safari - Lista de leitura

As páginas serão guardadas no seu Mac, ficando disponíveis para leitura mesmo sem ligação à Internet. Para aceder às páginas guardadas desta forma, no menu Marcadores e clicamos em Mostrar Marcadores, ou então clicamos no ícone do livro, que se encontra à esquerda na barra de marcadores. Depois, no painel que surge do lado esquerdo, clicamos em Lista de leitura e escolhemos na lista qual o artigo que queremos ler.

Safari - Mostrar marcadores e lista de leitura

Ao fechar janelas e separadores do Safari que não está a utilizar num dado momento, estará a libertar recursos essenciais do sistema (processador, memória), o que contribui para um melhor desempenho geral e, no caso dos portáteis, para uma maior autonomia da bateria.

Partilhar

Comentários

comments

, , , , , , , , ,

CMS: Wordpress | woo: adaptado por Artur Azevedo